sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Batata quente e gelo

O Conselho Nacional de Educação quer rever as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio.
Uma questão, entretanto, passa ao largo: não é especificamente na escola, mas no todo da cultura que se cosntroem e transmitem as bases dos conteúdos escolares.
Assim, uma escola bem-sucedida em preparar pessoas para o mercado de trabalho está, normalmente, inserida em um ambiente que valoriza o mérito e a qualificação para o mercado.
Do mesmo modo, uma escola bem-sucedida em transmitir conteúdos humanísticos está, normalmente, inserida em um ambiente que valoriza o humanismo.
Na mesma linha, uma escola bem-sucedida em formar leitores está, normalmente, inserida em um ambiente que valoriza a leitura.
Reformar os currículos? Ok, nada contra.
Mas reparem: nossa sociedade valoriza pouco o estudo e o trabalho, certo?
Também não somos grande coisa em valores humanísticos e responsabilidade social, certo?
Tampouco valorizamos, na medida certa, a leitura, certo?
O que significa que, enquanto transferirmos para a escola a batata quente das grandes tarefas de nossa cultura, estaremos enxugando gelo.
E você, o que acha que falta dizer sobre educação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário