quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Mea Culpa

Pessoas, quero me desculpar com vocês, leitores do Falta Dizer. A reportagem do Jornal Nacional, desde 21 de outubro, me pareceu bem convincente no sentido de mostrar que houve outro objeto arremessado sobre a cabeça do Serra, que não a bolinha de papel.
O Serra estava ficando com a imagem de um superpicareta, porque parecia que tinha armado um teatrinho sem-vergonha com a tal bolinha. O outro objeto não parece particularmente pesado e danoso, mas Serra pode, sim, ter sido sincero em sua reação à pancada.
Sei que no PT há muito fundamentalismo e que esse fundamentalismo às vezes degenera em formas mais agressivas de intolerância.
Mas é preciso destacar que:
a) a violência política não é monopólio do PT;
b) o episódio do Rio de Janeiro foi condenável, mas não deve se prestar a uma superexploração política, tampouco servir como combustível para uma escalada da violência na campanha eleitoral.
Por isso, mantenho meu alerta e apelo: muita calma nesta hora!
Mais uma vez, peço desculpas a todos os leitores do Falta Dizer, bem como aos tucanos pelo julgamento impreciso.

5 comentários:

  1. Mas faltou dizer quem é realmente o superpicareta: Luiz Inacio Lula da Silva, o superpicareta que sem peias em sua demagogia elamea o cargo de Presidente da República com seus comentários descuidados e sem qualquer decoro. Dilma é sua fidelíssima discipula no decoro, na ignorância e no descuido com a honra alheia.

    ResponderExcluir
  2. quanto ao comentário anterior acho que é um tucano supercovarde, porque nem se identifica, quanto ao fato, nenhuma forma de violência é tolerável, entretanto, quem disparou as mentiras e o baixo nível da campanha foi o Serra e isso tambem é violência, sem falar da bexiga com água, que arremessaram contra a Dilma ontem em Curitiba, quem vai para um confronto de massa está sujeito a esse tipo de situação, isso não orquestrado é espontâneo e parte da irracionalidade do coletivo, dos dois lados

    ResponderExcluir
  3. Calma, pessoas! De qualquer modo, os dois comentários são superbem-vindos!
    ZP, vc lembra quando, no início do ano, eu disse que essa eleição seria muito tensa e corria o risco de ter sérios episódios de violência?
    Se bem me lembro, vc concordou comigo.
    Acho q. tá na hora de todo mundo segurar um pouco a onda.
    Ninguém precisa reprimir suas opiniões, mas o momento me parece delicado. Se houver daqui para o dia 31 algum "quebra-pau", um confronto sério, isso vai ser bem ruim.
    Gd abraço a todos!

    ResponderExcluir
  4. Manoel, me desculpe, quando aparecem "anônimos" com o intuito de denegrir desta forma pessoas públicas, não dá vontade de acompanhar este blog!!
    Parecem cucas!!

    ResponderExcluir
  5. Ei, meu querido, não me abandone!!!

    Afora o tom mais agressivo, essa opinião sobre o comportamento de Lula na eleição na verdade está circulando há muito tempo. É difícil saber qual o tom adequado da crítica e da defesa.
    Acho q., se tivermos boa vontade, vamos aprendendo, a fazer a disputa conceitual falar mais alto que o ataque à honra.
    Isso está sendo um aprendizado para mim tb.

    gd abraço,

    ResponderExcluir