sábado, 23 de outubro de 2010

A gente quer outra agenda

Mantenho este espaço porque acredito que, na arena política brasileira, faltam vozes a favor de uma agenda ao mesmo tempo republicana, nacional, democrática, social e ecossustentável.
Faltam vozes que adaptem a velha plataforma social-liberal ou social-democrática às demandas atuais por um Estado mais eficiente e efetivo e pelo desenvolvimento ambientalmente sustentável.
Faltam vozes que defendam o que chamo de convergência sustentável, ou seja, o processo de equiparação dos níveis de riqueza entre todos os povos, com base em produção e consumo ecointeligentes.
As duas principais forças políticas do país, embora tenham seus méritos (méritos sim, porque não acredito que PSDB ou PT sejam Satã redivivo), são forças políticas excessivamente contaminadas pelos vícios do elitismo e do populismo.
Pecam na agenda republicana porque uns e outros aparelham o Estado e se aliam a veículos de comunicação ultramanipuladores e sem zelo pela pluralidade.
Pecam na agenda nacional porque uns são subservientes; os outros são inescrupulosos, pois pisoteiam valores humanísticos e são sem critério, pois falam fino com a Bolívia e engrossam com os Estados Unidos.
Pecam na agenda democrática, porque, como elitistas, fingem que pode haver democracia sem equidade social, ou porque, como esquerdistas de velha cepa, caem no culto da personalidade, como aconteceu no stalinismo, no maoísmo, no castrismo e, guardadas todas as diferenças, ocorre também no lulismo; e a democracia, amigos, por definição, não é personalista.
Pecam na agenda social, seja porque simplesmente a desprezam, seja porque não entendem que o caminho é a educação e uma vida baseada numa sociabilidade construída sobre regras universais.
Pecam na agenda da ecossustentabilidade, porque simplesmente não pararam para formular algo que se possa chamar de agenda nesse campo.
Então...
Nulo neles.
E, pra você, o que falta dizer?

4 comentários:

  1. Esse acirramento na reta final já era esperado: guerra de difamação pela web, confronto entre militantes e agora as bolinhas de papel e água. É uma pena que a agenda nacional esteja reduzida a isso, mas hoje quem manda em eleição são os marqueteiros. Se eles dizem que discutir religião e futebol é mais relevante para o eleitor, que seja assim, pois todos podem ver quem foi a missa/culto ou rever o jogo do BrasilxChile em 1990. Agora é fato, quem decidiu baixar o voo e dar bicadas foi o tucanato, e como petista dá uma boiada pra não sair de uma briga, até o pleito, serão os 8 dias mais longos do ano.
    Eugênio

    ResponderExcluir
  2. Isso é que é eugenia: cara bem nascido, bem criado, bem vivido. E equilibrado!
    Rapá, antes de Washington, tem q. rolar um vinho!
    obrigado e grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Agenda? Vc pode me explicar o que é isso em termos de política brasileira? Vou te dar um exemplo: me considero um tucano enrustido: defendo ferrenhamente o Governo FHC e queria muito ver o PT derrotado nessas eleições. Faltava só um pouquinho, quase nada, para me convencer a votar no Serra. Uma proposta, alguma coisinha bacana... Mas, nada: em 3 meses de campanha, nada comparável a um lampejo de idéia saiu da boca do sujeito, a não ser populismos tipo "eu vou aumentar ainda mais o salário mínimo". Se o PSDB tem alguma agenda, deve ter esquecido dentro de um táxi :)

    P.S. - Parabéns pelo blog.
    P.S. 2 - Minha estante nova ficou linda com os livros que vc me deu...

    ResponderExcluir
  4. livros doados ao Dr. Fróes? Parece com a definição de mercado: alocação eficiente de recursos.

    gd bç,

    ResponderExcluir