quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Atraso livre e socializado

No Brasil, ainda são muito fortes as duas principais macroideologias do século XIX: o liberalismo e o socialismo.
Na prática, porém, nossos liberais e socialistas se tornaram social-democratas.
Mas não social-democratas no sentido mais próprio do termo.
O social-democrata propriamente dito é um entusiasta tanto da equidade social quanto do mercado; por isso, preza, em igual medida, a responsabilidade social e a liberdade individual, tanto política quanto econômica.
Os nossos liberais são social-democratas a contragosto; defendem a equidade social somente porque se tornou impossível politicamente não defendê-la.
Os nossos socialistas são social-democratas também a contragosto; defendem o mercado somente porque não há mais clima político para a defesa do socialismo em nosso país, pelo menos não fora de miniguetos políticos.
Se nossos liberais e socialistas entraram à força e precariamente na lógica social-democrata, imaginem sua dificuldade em agregar à defesa do mercado e da equidade uma nova bandeira, a do desenvolvimento sustentável.
Acho que esses dois grupos ideológicos estão bem atrasados.
E, como têm muita força em nosso país, dão uma bela força para o nosso atraso.
E, pra você, o que falta dizer?

2 comentários:

  1. Ainda acredito que os nossos socialistas estejam mais próximos construção da real social-democracia nacional do que o inverso. Nossos liberais, embebidos da própria essência do liberalismo, ou defendem a equidade social como forma de ampliar a base de consumo, ou simplesmente transformam a equidade social em mercadoria.

    ResponderExcluir
  2. rapaz, qual é o problema desse seu skype? não consigo completar uma ligação pra vc, embora tenha tentado muitas vezes.
    qto ao seu comentário, troco o "ainda" inicial por um "não mais", depois assino.
    gd bç, amigo.

    ResponderExcluir