segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cômputo negativo

Reportagem deste domingo do New York Times renova alerta acerca de mau desempenho escolar dos jovens, advindo de uso excessivo e mal gerenciado do computador e do celular.
O texto traz cinco mensagens principais:
a) o uso excessivo se caracteriza por uma duração equivalente a várias horas diárias, nos dias úteis, e aproximadamente o dobro dessas horas, nos fins de semana; o uso mal gerenciado, por sua vez, caracteriza-se pela realização de diversas tarefas simultâneas no computador e no celular (acessos a youtube ou outros sites, normalmente em busca de entretenimento, troca de mensagens, jogos eletrônicos, chamadas telefônicas convencionais etc.), o que ocorre muitas vezes com a TV ligada - o dever de casa acaba sendo feito em meio a essa confusão, ou é deixado para a última hora, ou simplesmente não é feito.
b) o uso excessivo e mal gerenciado do computador e do celular resulta,  possivelmente em 100% dos casos, em fracasso escolar ou, no mínimo, em significativa redução da aprendizagem e do desempenho;
c) o uso excessivo e mal gerenciado do computador e do celular decorre do fácil acesso dos jovens a esses equipamentos e da ausência de um monitoramento adequado por parte de um adulto, o que normalmente ocorre quando pai e mãe trabalham fora de casa;
d) o uso excessivo e mal gerenciado do computador e do celular é ainda mais danoso do que o uso excessivo e mal gerenciado da TV, porque: os estímulos que o computador e o celular oferecem são muito vezes mais intensos e, por isso, mais atraentes do que os estímulos da TV e muito mais atraentes do que as tarefas escolares, que acabam sendo mal feitas ou simplesmente não sendo feitas; além de altamente atraente, cada interação via computador e celular é normalmente muito rápida e superficial, o que faz com que tenha mais valor para o usuário jovem a quantidade do que a qualidade das interações; isso significa que vale mais pular de uma tarefa para outra do que se deter em cada tarefa, ou seja, vale mais a dispersão do esforço ligeiro num sem-número de tarefas do que o esforço concentrado e qualificado em cada tarefa; estudos, ainda incipientes, começam a apontar que a memória retém mais a experiência excitante proporcionada por computadores e celulares do que a experiência intelectual com a maioria das tarefas escolares, quer dizer, a mente esquece mais facilmente os conteúdos escolares do que os conteúdos veiculados pelo computador e pelo celular, que são mais excitantes, mas são menos profundos e consistentes.
e) educadores se dividem quando se trata do uso da tecnologia na escola: alguns acham que poderão conquistar os estudantes se introduzirem cada vez mais o computador na sala de aula, como forma de aproximação com os tecnodependentes; outros acham que essas táticas reforçam o problema.
E, para você, o que falta dizer?

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