terça-feira, 16 de novembro de 2010

A atribuição de distribuir

Entre 1930 e 1980, o Brasil foi um dos países que mais cresceram economicamente.
Mas o Brasil cresceu investindo pouco em educação.
Quando se cresce investindo pouco em educação, o país cresce, mas dificilmente o povo cresce junto com o país. Ou, se cresce junto, cresce muito menos do que poderia.
Ou seja, com pouco investimento em educação, a distribuição da riqueza é menor.
Além disso, com pouco investimento em educação, o crescimento é menor e são bem maiores as chances de que o crescimento mais cedo ou mais tarde se transforme em estagnação ou mesmo diminuição da riqueza.
Por isso, entre outras razões, o Brasil dos anos 1980 e 1990, depois de 50 anos em que o crescimento foi a regra, não crescia mais e era particularmente desigual.
A Constituição de 1988 foi, em boa medida, uma crítica à época do crescimento sem distribuição.
Em suas entrelinhas ou em suas linhas, a Constituição afirma o princípio de que, mesmo sem crescer, o país tem que distribuir a riqueza.
E como a Constituição criticou a falta de distribuição?
Por meio do estabelecimento de uma série de direitos.
Inclusive o direito à educação.
Mas a educação que faz o país crescer mais e por mais tempo e faz o povo crescer junto é, antes de tudo, a educação de qualidade.
E a Constituição de 1988, inclusive com as emendas que recebeu, se refere à educação de qualidade.
O Brasil, porém, ainda não foi capaz de produzir educação com a qualidade necessária.
Mesmo assim, mesmo sem educação de qualidade o Brasil distribui a riqueza.
Porque a Constituição obriga.
Por isso, FHC distribuiu a riqueza.
Por isso, Lula distribuiu ainda mais.
Mas isso tudo poderá acabar ou pelo menos a distribuição da riqueza, se as coisas continuarem como estão, nunca será entre nós o que poderia ser.
Porque sem educação de qualidade, o país vai tender a crescer cada vez menos e, por isso, vai ter menos do que poderia para distribuir e vai ter menos capacidade de distribuir.
E, pra você, o que falta dizer?

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