quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Conhece a tal CSS?

Não sou contra, em tese, a implantação da Contribuição Social para a Saúde, a CSS, tributo com as mesmas características da CPMF.
Sou até bem simpático à ideia de um tributo voltado exclusivamente ao financiamento da saúde pública.
Sei também que estudos comparativos indicam que, em relação aos sistemas públicos universais de saúde que vigoram em outros países, o nosso SUS é subfinanciado.
No entanto, defendo que, antes de implantar esse tributo, duas questões específicas sejam examinadas:
a) o Estado brasileiro não poderia, a partir de uma análise de prioridades orçamentárias, cortar na carne de outras rubricas e transferir mais recursos para a saúde, levando-se em conta que a carga tributária no país já é bastante elevada?
b) adianta aumentar gastos em saúde no contexto das atuais práticas de gestão e prestação de serviços, sabidamente ineficientes e menos resolutivas, ou seja, menos capazes de resolver problemas de saúde do que deveriam ser?
E, pra você, o que falta dizer?

2 comentários:

  1. Implantar o novo imposto do cheque seria benéfico à população. Seria, se não fosse a crescente arrecadação do governo. A saúde precisa, sim, de novas fontes de recursos. Porém, como lembrou o texto, a carga tributária já alcança patamares bem elevados. O recurso da nova contribuição iria realmente para a saúde? Gabriel Garcia.

    ResponderExcluir
  2. ei, gabriel, há quanto tempo...

    um brinde à sua saúde

    gd bç,

    ResponderExcluir