sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O lado interno da política externa

1) Na política externa, o Brasil de FHC não tinha personalidade; o de Lula não tem caráter.

2) Celso Lafer tirou os sapatos; Amorim, a própria máscara.

3) Lafer, descalço, perdeu a pose, a classe; Amorim é dose, só vê luta de classes.

4) Lafer tinha mania de pedir bênção; Amorim, de chamar atenção.

5) Lafer era irritantemente prudente; Amorim mostrou os dentes.

5 comentários:

  1. Caro Manoel, parabéns pela iniciativa do blog. Acho bonito, mas discordo desse jogo de palavras quando você compara as políticas externas dos dois últimos governos. Considero que só o fato de Lula chamar a atenção do G-7 + 1 para a fome do planeta já serviria para coroar de êxito a política internacional do seu governo. Além disso, posso destacar a iniciativa de integração com os países de AL, África e Oriente Médio. Isso sem contar com o fortalecimento do G-20. Cada passo foi dado estrategicamente sem deixar de dialogar com as grandes potências econômicas. Por fim, veja os números da balança comercial e compare os dois governos. Agora, devolvo a bola ao "Falta Dizer". Pode ser melhor?

    ResponderExcluir
  2. Joaquim, vc é o cara!!! Isso é que é elegância e argumentação. Quem dera a polêmica política fosse sempre desenvolvida com esse alto nível. Quanto ao conteúdo, concordo que destaquei apenas os aspectos negativos e não mencionei que durante um tempo fiquei muito feliz com o Amorim e com o Lula pq. achei que os dois tinham acertado o passo de nossa política externa. Mas os relacionamentos com Chávez, a forma desdenhosa com q. o Obama vem sendo tratado, os erros grosseiros nos casos de Honduras e Irã, o erro no caso cubano etc. me distanciaram demais deste governo.

    ResponderExcluir
  3. Embora sem a elegância argumentativa de Joaquim e a maestria de Manoel pra jogar com as palavras, também me incomoda crítica tão cáustica à política externa do governo Lula. Se pensamos em caráter como caracter, marca que imprimimos, rastro, registro, identidade, se há uma coisa que não falta a Lula, segundo minha opinião, é caráter.

    ResponderExcluir
  4. Pensei apenas que não se pode ficar com rosto (FHC e seu discurso sobre valores) sem corpo (FHC e o Brasil anulado no cenário internacional), assim como não se pode ficar com um corpanzil (Lula e sua tentativa de onipresença internacional) sem rosto (Lula e sua negligência com os valores).

    ResponderExcluir
  5. ah, adorei sua presença aqui. revival dos nossos encontros no finado e atroz Sparagmós.

    bjão.

    ResponderExcluir