segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O encanto, por enquanto

Alguns dizem: Lula não volta em 2014.
Por quê?
Porque não quer quebrar o encanto: num novo governo, seu prestígio certamente seria menor, e para Lula o grande negócio é entrar para a história como um presidente com mais de 80% de aprovação.
O problema, porém, é que Dilma já começa a montagem de sua equipe com medo de quebrar o encanto.
Como foi escolhida unipessoalmente por Lula, como fez uma campanha comprometida com a continuidade, como quer desfrutar de popularidade pelo menos não muito menor do que a de Lula, Dilma está pisando em ovos.
No que ser refere à montagem da equipe, por exemplo, um analista já destacou que até aqui os indicados para os ministérios são ou lulistas ou moderados, o que significa que, de duas formas distintas, ela está apostando na prudência.
Não deixa de ser bom para o Brasil, diante do temor de alguns de que Dilma venha a fazer um governo tresloucadamente populista e autoritário.
Esse temor, por ora, parece bem distante da realidade.
Por outro lado, um governo hesitante e excessivamente cauteloso não deixa de ser ruim para o Brasil, diante de necessárias e urgentes mudanças de rumo que apontem para o aumento da taxa de investimento e da competitividade internacional de nossa economia.
Os comentaristas de futebol de antigamente gostavam de iniciar a análise da partida dizendo que "até aqui os dois times estão se estudando".
A bem da verdade, o que ocorria, ao menos muitas vezes, é que os dois times estavam mesmo era bem desarrumados e não sabiam direito o que fazer em campo.
Apesar de Dilma ainda não ter tomado posse como presidente, o jogo já começou para ela.
E, cedo ou tarde, ela vai ter que mostrar capacidade própria para encantar os brasileiros, com base em ações que tenham a sua marca e, por isso, divirjam em maior ou menor medida das ações de Lula.
A máxima de que "não se mexe em time que está ganhando" simplesmente não se aplica ao Brasil de hoje.
E, pra você, o que falta dizer?

2 comentários:

  1. Falta dizer: Que time está ganhando? Ganhando de quem? As vitórias foram construídas em equipe, ou resultam da habilidade (ou estrela) do craque do time?

    ResponderExcluir
  2. O Brasil resolveu fazer, com Lula, mais do mesmo e chamar mais gente pra participar. Foi uma jogada que ajudou muito gente (ajudou muito, inclusive, o próprio Lula) e eu torço para que a coisa não desande. Mas Lula resolveu, sim, trilhar um caminho de muito risco para o país, e sem correções de rumo corremos o risco de perder boa parte do q. ganhamos.
    gd bç, amigo.

    ResponderExcluir