sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Outra pisa no Pisa?

Foram amplamente divulgados os resultados do Pisa-2009, o programa internacional de avaliação de estudantes de 15 anos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
A posição do Brasil, em relação aos exames passados, oscilou de rabeira da rabeira para rabeira.
Nossa evolução não pode ser comemorada, mas também não pode ser desprezada.
É positivo que o Brasil tenha tido, entre todos os países analisados, o 10o. maior incremento da nota de Leitura, o 2o. maior incremento da nota de Matemática e o 5o. maior incremento da nota de Ciências.
Esses resultados só não entusiasmam, porque partimos de uma base muito acanhada e ainda nos encontramos muito mal posicionados.
No exame de 2009, que contou com 65 países, entre convidados e membros da OCDE, o Brasil ficou em 53o. lugar na classificação geral, o que é ainda vexatório.
Na classificação por disciplina, o Brasil ficou em 53o. em Leitura e em Ciências e em 57o. em Matemática.
Apesar de tudo, estamos indo no caminho certo?
Parece que sim.
E isso deve servir para nos animar e para examinarmos com todo o cuidado o que falta dizer e fazer.
Estamos, porém, indo devagar e a redução da distância em relação aos países mais bem posicionados é, por isso, excessivamente lenta. Além disso, é preciso considerar que, nesse ritmo, demoraremos demais até podermos dizer que contamos com bom desempenho de nossos alunos no que se refere às nossas próprias necessidades sociais, culturais e econômicas.
Há, certamente, muito mais para dizer sobre o desempenho do Brasil no Pisa e as perspectivas da nossa educação.
Por ora, peço que você dê uma olhada na posição dos asiáticos nas diferentes disciplinas, considerando que os resultados da China se referem somente a Xangai:

Leitura - China, 1o., Coreia do Sul, 2o., Hong Kong, 4o., Cingapura, 5o., Japão, 8o.


Matemática - China, 1o., Cingapura, 2o., Hong Kong, 3o., Coreia do Sul, 4o., Taiwan, 5o., Japão, 9o.


Ciências - China, 1o., Hong Kong, 3o., Cingapura, 4o., Japão, 5o., Coreia do Sul, 6o.

E, pra você, o que falta dizer?

2 comentários:

  1. Como você disse, a melhora é lenta e nós não vemos um esforço nem da população e nem do governo para um grande salto nos próximos anos. Pelo jeito, o Brasil como sociedade do conhecimento não é para o nosso tempo.
    Dudu.

    ResponderExcluir
  2. a esperança é que algo mais vigoroso, menos incremental, comece a acontecer daqui a alguns anos. quem sabe... graaaande bç, Ed.

    ResponderExcluir